PERSONAGENS



VIÚVA PORCINA (Regina Duarte) - A que foi sem nunca ter sido. Amante de Sinhozinho Malta há anos, chegou na cidade protegida pelo fazendeiro com a alcunha de viúva do mártir Roque Santeiro, tornando-se a pessoa mais influente e poderosa da cidade.


SINHOZINHO MALTA (Lima Duarte) - Chefe político de Asa Branca. Sua vida tem dois objetivos: mulheres e dinheiro. Além do casamento com Porcina, seu grande objetivo é o aeroporto da cidade que vai lhe render muito dinheiro. Porcina é quem mais insiste no casamento, porém Tânia, filha de Malta é contra, o que causa grande conflito para o coronel.


ROQUE (José Wilker) - O apelido "Santeiro" se deve à sua habilidade de modelar imagens de santos de barro. Era um garoto de imaginação fértil e seu grande sonho era sair de Asa Branca e correr mundo. Rouba dinheiro do bandido Navalhada e foge se tornando um homem vivido e viajado. Retorna à sua cidade 17 anos depois causando muita confusão para os poderosos.

PADRE HIPÓLITO (Paulo Gracindo) - Um típico padre do interior. Intransigente, retrógrado, defendendo rígidos padrões de comportamento. Se arrepende de ter alugado o velho convento para a pousada de Matilde, mas sua eterna luta é contra a abertura da boate. É o único que reconhece Roque e precisa tomar decisões sobre o caso.










SEU FLÔ (Ary Fontoura) - Prefeito de Asa Branca. Totalmente dominado pela Viúva Porcina e por Malta, que o elegeram. Tem certas ambições políticas que serão reforçadas com o filme. Antes de ser prefeito, era dono da melhor barbearia da cidade.

DONA POMBINHA (Eloísa Mafalda) - Mulher do prefeito. Líder das beatas. Fanática, cria vários problemas para o marido que diferente de Padre Hipólito, é a favor da boate. Temperamento forte.

MOCINHA (Lucinha Lins) - Namorada de Roque na juventude. Sofreu grande desgosto ao saber que ele se casou secretamente com Porcina. Mas mesmo assim fez voto de castidade. Costuma ter visões.


ZÉ DAS MEDALHAS (Armando Bogus) - Dono de uma pequena indústria, explora o mito de Roque Santeiro, vendendo medalhas com sua efigie, camisetas, amuletos e esculturas. Pensa em ampliar seus negócios, aumentando a produção de "Lembranças de Asa Branca", e em abrir um supermercado.


LULU (Cássia Kiss) - Mulher de Zé das Medalhas, foi a menina que "viu" Roque Santeiro "aparecer" depois de morto. Para muitos, deveria ter se reco~a um convento, mas ela gosta de se pintar, de se vestir bem e de ir a festas, embora o marido a reprima, obrigando-a a viver em casa, cuidando dos filhos.

MATILDE (Yoná Magalhães) - Dona da Pousada do Sossego e da Boate Sexus. Mulher liberada mas romântica, sua salda à rua, com suas "meninas", agride a cidade, que vê nela uma degradação dos costumes. Ninguém sabe seu passado nem o motivo pelo qual se instalou em Asa Branca.


NINON(Cláudia Raia) e ROSALY (Isis de Oliveira) - "Meninas" de Matilde e "artistas" da Boate Sexus.







TÂNIA (Lídia Brondi) - Filha de Sinhozinho Malta, criada no Rio, só voltou a Asa Branca após a morte da mãe, da qual suspeita. Tem um misto de desconfiança e grande amor pelo pai e tenta, às vezes, reconstituir a morte da mãe.



PADRE ALBANO (Cláudio Cavalcanti) - Progressista, representa a Nova Igreja, anda de lambreta, não usa batina, participa de movimentos comunitários e vive em permanente conflito com o Padre Hipólito.





PROFESSOR ASTROMAR JUNQUEIRA (Ruy Rezende) - Famoso por ter escrito um folheto em versos alexandrinos, contando a história da cidade, da fundação a Roque Santeiro. Nutre velha paixão por Mocinha, a quem dedica, pelo jornal, sonetos apaixonados. Veste-se sempre de preto e é muito pálido, o que reforça a lenda de que vira lobisomem depois da meia-noite.





LINDA BASTOS (Patrícia Pillar) - É Porcina no filme. Boa moça, com deformações causadas pelo meio em que vive, é perseguida pelo marido enciumado, que a vigia permanentemente. Ganhou fama na televisão e faz o filme na esperança de causar maior impacto artístico.

TITO (Luiz Armando Queiroz) - Marido de Linda. Preocupado com a imagem dela, não gosta de sua participação no filme. Afinal, o que sua mãe e sua tia irão achar? Um superchato.


ROBERTO MATHIAS (Fábio Jr.) - Vive o papel de Roque Santeiro no filme. É um ator irresponsável, só decorando as falas na hora da filmagem. Vive pensando em conquistar todas as mulheres, o que o coloca em complicações.







GÉRSON DO VALLE (Ewerton de Castro) - Diretor do filme sobre Roque Santeiro, sonha ganhar festivais. É um perfeccionista, sempre em conflito com o mundo e consigo mesmo, não conseguindo dar forma a suas idéias.





BEATO SALU (Nélson Dantas) -  Pai de Roque Santeiro, era vaqueiro quando o filho morreu. Abalado, tem uma crise de misticismo e torna-se beato. Constrói um casebre no local onde se supõe ter Roque morrido e dali não sai. Romeiros vão pedir-lhe conselhos.









JOÃO LIGEIRO (Maurício Mattar) - Irmão de Roque por parte de pai, desde cedo aprendeu a montar e a laçar, o que lhe valeu o apelido. É empregado da fazenda de Sinhozinho, onde foi criado.