sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O QUE PINTA DE NOVO NO ROQUE


Desta vez, não adianta a fogosa viúva Porcina estrilhar, bater o pé ou jogar a cabeça para trás. O coração do galã que Santeiro não bate mais só por ela. Desde segunda-feira passada, quando Aguinaldo Silva escreveu o capítulo 105 da novela. de maior sucesso da televisão brasileira, Roque divide sua taquicardia entre a exuberante Porcina e a recatada Mocinha.

É a virada natural que qualquer telenovela de longo alcance - e a saga de Roque Santeiro só terminará no dia 16 de janeiro do ano que vem, depois de serem exibidos seus 180 capítulos - precisa para manter por tanto tempo a atenção do espectador. A maioria das tramas se completa e começam subenredos novos, como se fosse outra novela. Roque Santeiro não escapou desta estratégia. Em torno do capítulo 100 - até agora já foram levados ao ar 70 capítulos -, uma antiga empregada de Sinhozinho Malta (Lima Duarte) volta à Asa Branca e comprova o envolvimento do fazendeiro na morte da primeira esposa. É assim .que a sogra do vilão, Marcelina (Wanda Kosmos), incita sua neta Tânia (Lídia Brondi) contra Sinhozinho. Para não piorar seu relacionamento com a filha, Sinhozinho rompe de vez seu longo noivado com Porcina (Regina Duarte). Começa, então, uma luta para ver quem tem mais poder na cidade, Sinhozinho Malta ou Porcina. É a chance também de a extravagante personagem investir de vez em seu romance com Roque Santeiro (José Wilker). Só que a esta altura, ela já enfrentará a forte concorrência de Mocinha (Lucinha Lins). Depois de ver o herói várias vezes, acreditando que são apenas visões, Mocinha, enfim, encosta no galã e descobre que ele não morreu. É o suficiente para abandonar seus jeitos de boa moça e trocar o recato pela sensualidade.

"Mocinha virou um mulherão tão grande que ficou assustadora. Até eu estou com medo", revela Aguinaldo Silva que, com o auxílio de Joaquim Assis, Lilian Garcia e Marcílio Moraes, escreve as aventuras do personagem iniciadas por Dias Gomes. De certa forma, a equipe de redatores está atendendo o desejo dos espectadores da novela. A Rede Globo sempre realiza pesquisas de opinião pública após os capítulos 15, 30 e 45 de cada novela. É a ocasião em que a emissora acredita que ainda há tempo para mudanças de curso na história. Depois disso, se a novela não "pegar", não tem mais solução. Em Roque Santeiro, as pesquisas demonstraram que o público torce por Mocinha e quer vê-la mais desreprimida.

"Roque fica dividido entre as duas mulheres porque Mocinha nutre por ele um amor neurótico", adianta Aguinaldo. "Dezessete anos sem namorar deixaram nela sequelas que não existem em Porcina". O amor de Roque e Mocinha - em sua versão sexualizada - provocará ciúmes em Porcina e dúvidas em Roque. Fica provado, mais uma vez, que nenhuma novela sobrevive sem um empolgante triângulo amoroso.

Outro triângulo, aliás, abalará os alicerces da casa do prefeito de Asa Branca. A vedete Amparito Hernandez (Nélia Paula) vai descobrir que o prefeito Flô (Ary Fontoura) foi o seu primeiro amor. O caso terminou com a fuga de Flô e uma péssima reputação para Amparito. Ela, agora, resolve se vingar. "Vai matar o prefeito do coração", diverte-se Aguinaldo.

As pesquisas da Globo mostram ainda que o personagem do Padre Hipólito (Paulo Gracindo) não agrada ao público. "Ele está muito em cima do muro para cair no gosto popular", analisa Aguinaldo. Os espectadores torcem mesmo pelo moderno Padre Albano (Cláudio Cavalcanti). Por isso ele já está aparecendo mais nos capítulos que estão indo ao ar. O público exige que ele desempenhe um papel mais humanitário em Asa Branca.

Até o ano que vem, é claro que muitas outras reviravoltas vão acontecer em Asa Branca. A única trajetória completa traçada pelo autor original, Dias Gomes, é a do herói Roque Santeiro. No mais, Aguinaldo Silva pode "inventar" à vontade. Cada capítulo finalizado é apresentado a Dias Gomes que geralmente gosta, segundo Aguinaldo. E os espectadores, que já fizeram á novela alcançar o quase inacreditável índice de 97% nas tabelas do IBOPE, também.

Jornal do Brasil
15/9/1985


Assista os capítulos 88 e 89 exibidos nessa quarta e quinta-feira.

Capítulo 89








Capítulo 88





Nenhum comentário:

Postar um comentário