sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A NOITE MAIS LONGA E MOVIMENTADA DE ASA BRANCA


Para superar a chamada "síndrome do meio da novela", Aguinaldo Silva preparou capítulos movimentadíssimos para essa fase de "Roque Santeiro", envolvendo todos os moradores de Asa Branca, que vivem momentos de pânico, suspense e êxtase. Nessa noite, ninguém vai dormir na cidade, que será palco de todo tipo de acontecimentos imprevisíveis. As cenas, que irão ao ar nos capítulos 86, 87 e 88, foram gravadas em várias etapas, em diversos locais, e contaram com nada menos que 850 figurantes.

Gonzaga Blota teve muito trabalho para comandar a tropa de figurantes contratada para encher a praça de Asa Branca. A maioria se distraía admirando os artistas e pedindo autógrafos, esquecendo as ordens do diretor, que queria todo mundo olhando para cima, curioso para saber o que teria levado Padre Albano a tocar o sino, chamando a multidão, já a altas horas da noite.

Tais cenas foram gravadas terça-feira, na cidade cenográfica, em Guaratiba, para onde os figurantes foram levados às três da tarde. Foram feitas muitas tomadas em que todos gritam, com os braços erguidos: "Milagre! milagre!" Tudo sob o comando de Gonzaga Blota, cuja voz será ouvida pelo telespectador, que por certo pensará tratar-se do mais fervoroso devoto do padroeiro da cidade. A certa altura, Lima Duarte, fora de cena, também deu vivas, incentivando os figurantes, que cumprimentou depois sorrindo:

- Milagre é fazer vocês terem força e disposição para gritar até agora, onze da noite.

Em seguida, todos saudaram o milagreiro Roque e seu pai, o Beato Salu, que surgiu na praça no momento em que o povo aguardava a revelação de Padre Albano. Paulo Gracindo, caracterizado como Padre Hipólito, aguardava sua vez de gravar na porta da igreja. Com uma ironia digna de seu personagem, ele brincou:

- Pede ao contra-regra para tirar a escada por onde o Beato subiu até o pedestal da estátua e manda Roque Santeiro fazer o milagre de seu pai sair lá de cima flutuando.

A seqüência seguinte a ser gravada foi a chegada dos espectadores do filme de Gerson do Vale (Ewerton de Castro), que deixam o cinema apavorados com o princípio de incêndio no cinema. Na praça, Sinhozinho (Lima Duarte), Porcina (Regina Duarte) e o Prefeito Flô (Ary Fontoura) temem pelo pior: a revelação de Albano (Cláudio Cavalcanti). Pensam até em fugir da cidade, mas para alívio dos poderosos da cidade, a intenção do Padre fracassa diante da euforia do povo com o acontecimento de um novo milagre. Como a ordem de gravação não altera a edição dos capítulos, as cenas interiores foram gravadas na quinta-feira pela manhã, num cinema em Botafogo, também com inúmeros figurantes. Ali, mais uma vez, acontece de tudo, desde um acalorado bate-boca entre Porcina e Mocinha (Lucinha Lins), desmaios, e gozações com o Delegado Feijó (Maurício do Valle), que no filme faz o papel do bandido Navalhada.

Em O Globo
22/9/1985

Capítulo 84







Capítulo 85







Nenhum comentário:

Postar um comentário